Ponto onde convergem as minhas emoções, postas em verso, ou prosa, degrau onde coloco o que sinto e o que desejo e que poderei, talvez, partilhar com os meus amigos.

Thursday, March 23, 2006

O MEU GOSTO POR EUGÉNIO DE ANDRADE...

ADEUS


Já gastámos as palavras pela rua, meu amor,
e o que nos ficou não chega
para afastar o frio de quatro paredes.
Gastámos tudo menos o silêncio.
Gastámos os olhos com o sal das lágrimas,
gastámos as mãos à força de as apertarmos,
gastámos o relógio e as pedras das esquina sem esperas inúteis.

Meto as mãos nas algibeiras e não encontro nada.
Antigamente tínhamos tanto para dar um ao outro;
era como se todas as coisas fossem minhas:
quanto mais te dava mais tinha para te dar.

Às vezes tu dizias:
os teus olhos são peixes verdes
E eu acreditava.
Acreditava,porque ao teu lado
todas as coisas eram possíveis.


Mas isso era no tempo dos segredos,
era no tempo em que o teu corpo era um aquário,
era no tempo em que os meus olhos
eram realmente peixes verdes.
Hoje são apenas os meus olhos.
É pouco, mas é verdade,
uns olhos como todos os outros.

Já gastámos as palavras.
Quando agora digo:
meu amor já se não passa absolutamente nada.
E no entanto,
antes das palavras gastas,
tenho a certeza
que todas as coisas estremeciam
só de murmurar o teu nome
no silêncio do meu coração.

Não temos já nada para dar.
Dentro de ti
não há nada que me peça água.
O passado é inútil como um trapo.
E já te disse: as palavras estão gastas.

Adeus.

3 Comments:

Blogger Confessionário said...

Eu coneci Eugênio de Andrade já com uma certa idade. Essa estátua retrata que idade?
... no entanto, os poemas dele, reconheço, não têm idade. Sempre gostei muito de lê-lo. Em tempos escrevia muito poema. Pena que agora não haja tempo... nem esteja nesse tempo...

4:09 PM

 
Anonymous Anonymous said...

Tive o prazer de ter sido convidado por ele para apresentar os meus livros na sua Fundação.
Antes, levou-me ao seu escritório para me oferecer uma obra autografada.Depois, foi a vez da Poesia.
Era um sábado e chovia na Foz.
Para ele, também um cravo vermelho.
E a releitura da sua obra.

9:48 AM

 
Anonymous Anonymous said...

Gosto dele tb.

8:59 AM

 

Post a Comment

<< Home

 
<BGSOUND SRC="music.mid" LOOP="INFINITE">