Ponto onde convergem as minhas emoções, postas em verso, ou prosa, degrau onde coloco o que sinto e o que desejo e que poderei, talvez, partilhar com os meus amigos.

Thursday, July 07, 2005

CIÊNCIA MATERIALISTA

Por: Cairbar Schutel (1869-1938)

O Grande mal da nossa época é o Materialismo deprimente que envolve as massas. Por toda a parte a descrença e a ignorância fazem vítimas, matando corpos e adormecendo almas. Mesmo no seio das igrejas que se dizem cristãs, não haverá, talvez, dez por cento de ‘religiosos’ que acreditem firmemente na sobrevivência.

O materialismo penetrou no âmago dos corações, e a ignorância lavra, tristemente, obscurecendo espíritos.

Afinal, no que se funda o Materialismo? Quais são os seus princípios, considerados dignos de tanta consideração e obediência?

Em uma palavra – o que é a matéria?

“A matéria é uma coisa inerte e tangível, composta de átomos”.

Diversos sábios acrescentaram a “indestrutibilidade e irredutibilidade à matéria, bem como a sua ponderabilidade e imponderabilidade”, o que levou Berthelot a dizer que “esses atributos da matéria permaneceram registados na História como um romance engenhoso e subtil”.

Como se sabe, a matéria era pouco conhecida; só se percebiam os seus três estados: sólido, líquido e gasoso.

Foi em 1878 que o estudo da matéria recebeu influxo mais positivo. Na mesma ocasião em que Davy fazia conhecer a dissociação dos compostos químicos por uma corrente eléctrica, William Crookes, no seu trabalho sobre a Física Molecular, demonstrou a existência de um quarto estado da matéria, o metagasoso, ou seja, radiante. E acrescentou, em suas conclusões, que este estado (radiante), é absolutamente material, concluindo, por isso, que a matéria não é senão um modo de movimento, que passa do estado sólido ao etéreo donde veio.

Logo depois, o ilustre físico inglês Sir Oliver Lodge, fez uma comunicação à Sociedade Real de Londres, sobre a matéria, cujas conclusões assim resume: “A evolução ou transmutação da matéria foi experimentalmente posta em evidência pelos factos da radioactividade. Os átomos pesados dos corpos radioactivos parecem desagregar e lançar no espaço átomos de peso atómico mais fraco”. Eram para Lodge cargas iónicas, que outros cientistas entre os quais William Crookes, chamaram de eléctrons.

Por tudo isso se vê que a matéria não tem as propriedades com que a brindaram os sábios doutro tempo. O seu estado primordial e seu último estado resumem-se no éter, e, como disse Sir Oliver Lodge, não se pode deixar de concluir que o éter é tudo, a fonte de que Deus se serve para criar tudo quanto existe, porque o éter, por si mesmo, não é inteligente, e não passa de um reservatório infinito, eterno, de forças que se materializam e modelam, e se desmaterializam, dependentes de uma Vontade Superior, de uma inteligência Suprema, Eterna, que chamamos Deus.

Se dermos uma olhadela nos trabalhos do Dr. Gustave Le Bom, veremos que, segundo a ideia deste ilustre homem de ciência, como de outros físicos, a matéria não é senão “energia concretizada”.

Como se vê, os próprios materialistas têm perdido os seus princípios, não relutem, entretanto, em afirmar, embora sobre bases movediças, a realidade da sua doutrina. Mas o interessante é que cada um deles mantém teorias meramente pessoais e discordantes uma das outras.

Uns acham que o Organicismo e a Histologia são suficientes para explicar os fenómenos vitais pelo mecanismo dos órgãos. Neste caso entram em cena os efeitos das forças psicoquímicas, considerando a sensação, o pensamento, a vontade, como uma propriedade dos neurónios. Outros são materialistas porque não concebem um espiritualismo de acordo com a ciência experimental que aconselha o estudo, a investigação, o livre-exame.

Estes são os epicuristas, que afirmam: “Post mortem nihil est, espsaque mors nihil”. (Depois da morte nada há, a morte é mesmo nada). Sem a mais ligeira noção de psicologia, olham indiferentemente todos os fenómenos objectivos e subjectivos que se vão verificando todos os dias em toda a parte, e, em face dessas manifestações inteligentes, que revelam conhecimentos muito superiores aos do indivíduo, repetem loucamente o velho aforismo aristotélico, de que “nihil esta in intellectu quod prius non fuerit in sensu” (nada há na inteligência que não haja passado pelos sentidos), como se esses conhecimentos tivessem sido recebidos pelo sujet, através dos seus sentidos físicos e na existência presente. Eles não podem ver que esse adágio, tal como aplicam, é absolutamente falso, princípio sem sanção em Ciência como em Filosofia.

Enfim, o Materialismo, felizmente, está na sua derradeira agonia.

Combatido através dos tempos por inteligências de escol, como Voltaire, Malebranche, Leibnitz, Swendenborg e muitos outros, o Materialismo não pode deixar de se dar por vencido, em face dos fenómenos metapsíquicos e espíritas, constatados actualmente pelos maiores sábios do Mundo.

O Espiritismo chegou no tempo propício para escalpelar a ciência materialista, dissecando-lhe todos os nervos, e fazer ver às gentes a impotência dos princípios que ela ensina, absolutamente contrários à veracidade dos factos.

Damo-nos por felizes em assistir a essa derrocada e concorrer, embora com minúscula parcela, para que breves sejam os dias em que as águas movimentadas da nova ciência que surge, atirem nas voragens insondáveis essa outra “barca” tripulada por “piratas” que tem levado a desolação ao Mundo.

Cairbar Schutel (1869 – 1938)
Abraços de Paz! Álvaro de Jesus

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Muito interessante. Realmente a ciência debate-se com o drama de, a partir de um certo ponto, não conseguir explicar determinados efeitos cujas causas lhes são completamente desconhecidas...e que só seriam explicadas espiritualmente.

5:09 AM

 
Anonymous Anonymous said...

Vá lá parece que a ciência está a dar alguns passitos nas outras áreas, que não são muito explicadas cientificamente...aos poucos lá chegarão.

2:09 PM

 
Anonymous Anonymous said...

Best regards from NY! tax code Interior designer qtas del sur Per marketing promotion strategy ppc click pay laptops computer shopping Direct line mortgage insurance Culinary school cromwell ct Tracking running schedule motorcycle insurance porn weight loss Accutane discount online games Whirlpool part hot tub accounting continuing education sarah irish body builder california culinary school Branded hand bags for cheap Tadalafil article

4:22 PM

 

Post a Comment

<< Home

 
<BGSOUND SRC="music.mid" LOOP="INFINITE">