Ponto onde convergem as minhas emoções, postas em verso, ou prosa, degrau onde coloco o que sinto e o que desejo e que poderei, talvez, partilhar com os meus amigos.

Sunday, December 25, 2005

QuiseraSenhor, neste Natal,armar uma árvore e nelapendurar, em vez de bolas,os nomes de todos os meus amigos.Os amigos de longe, de perto. Os antigose os mais recentes. Os que vejo a cada dia e osque raramente encontro. Os sempre lembrados eos que as vezes ficam esquecidos. Os constantes e osintermitentes. Das horas difíceis e os das horas alegres.Os que, sem querer, eu magoei, ou sem querer me magoaram.Aqueles a quem conheço profundamente e aqueles de quem conheçoapenas a aparência. Os que pouco me devem e aqueles a quem muito devo.Meus amigos humildes e meus amigos importantes. Os nomes de todos os que já;passaram pela minha vida.Os que se foram para um Plano Superior e, hoje descansam mas, que deixaram um vazio, todavia um grande conforto de que foram para uma melhor - o exemplo, a dignidade, o amor que nos deram marcou nossas vidas e, nos faz viver guardando a nossa hora que já foi marcada no livro da Vida. Uma árvore de raízes muito profundas para que seus nomesnunca sejam arrancados do meu coração. De ramos muito extensos para que novos nomes vindosde todas as partes venham juntar-se aos existentes. Uma árvore de sombras muito agradáveis paraque nossa amizade,seja um momento derepouso nas lutas da vida.
Que o Natal esteja vivo em cada dia do Ano quese inicia para que possamos juntos viver o amor !!!

Wednesday, December 21, 2005

A TODOS UM FELIZ NATAL




Sol a brilhar lá no céu,
a Graça veio a voar,
do infinito, bendito,
da Virgem Mãe, menino meu,
veio a brilhar lá do Céu,
p'ra todos iluminar!

Feliz Natal, vos desejo,
um abraço e também um beijo,
de Amor bem fraternal,
com alegria cantemos,um hino de AMOR,
que nos envia do Alto,
JESUS, NOSSO SALVADOR!


Binda/2005

Tuesday, December 20, 2005


MEU TESOURO Posted by Picasa

Monday, December 19, 2005

MEU TESOURO




Meu menino, meu tesouro,
meu coração palpitante,
rindo sempre, me envolvendo,
no teu olhar de ternura...
Meu menino, meu encanto,
és poema meu, és infante,
nascido da Virgem Mãe...
Vieste nos encantar,
nesta noite de Natal!
És estrela cintilante,
sempre brilhando no céu nosso,
És resplendor que aquece,
todos os corações sedentos,
do AMOR UNIVERSAL!

Binda/2004


ANJINHO DOCE Posted by Picasa

Saturday, December 17, 2005

Nos dias que antecedem o Natal , há uma atividade febril nas cozinhas do céu. Anjos confeiteiros se esmeram em preparar os mais deliciosos chocolates para serem entregues às crianças de todo o mundo na noite da véspera do Natal.
Há muito, muito tempo, havia entre os anjos aprendizes, um Anjinho cujo sonho era vir à Terra com os demais e distribuir os celestiais chocolates. Pediu a permissão do anjo chefe da expedição ,mas , este , lembrando como o anjinho era ainda pequeno, de asas pouco poderosas, negou o pedido.Afinal , o Anjinho,tão pequenino ainda, poderia perder-se, atrasar-se . E os Anjos sabem que é necessário retornar ao céu antes dos primeiros raios da aurora , pois , os portões se fecham antes do alvorecer.
O Anjinho,entretanto, não se deu por vencido.Cheio de esperanças foi falar com o Menino Jesus. Explicou-lhe seu desejo. Jesus, porém, considerou que não era correto desautorizar a ordem do Anjo chefe. Afinal, seria uma quebra de disciplina pouco recomendável ao exercício da Liderança, no qual se notabilizara como Mestre.
Mas , o Anjinho, tinha ânimo valente . E era esperto também. Chorando muito, o que o fazia ainda mais comovente , sentou-se sobre uma nuvem bem branquinha . Chorou ! Chorou! Foi então, que a Divina Senhora, ouvindo seu choro tão sentido, resolveu verificar o quê o afligia. Tomando-o amorosamente nos braços, consolando-o , perguntou-lhe a causa do choro. O Anjinho contou-lhe seu sonho. A Senhora, compadecida, tornou-se embaixadora do Anjinho e pediu a Seu Filho que autorizasse a descida do coitado.
Sua vontade foi satisfeita.Quem negaria um pedido seu?
Arrumaram uma cestinha bem bonita com porções de chocolates.Fizeram mil recomendações e quando o cortejo celeste deixou o céu, o Anjinho veio junto.Era comovente vê-lo a bater suas asinhas com todo o empenho para não atrasar-se.
Distribuiu toda sua pequena carga bem rápido , seguiu o mapa das entregas com atenção.Fez tudo direitinho.
Quando já retornava ao céu bem antes da aurora, sobrevoou um lugarejo muito pobre. Chamou-lhe a atenção um casebre miserável. Aproximando-se viu nele, sobre um catre gelado, uma mulher em prantos e a seu lado um menino pequeno. Não havia fogo embora fizesse frio .Não havia pão nem leite.
O Anjinho tomado de compaixão chorou por não ter mais nenhum pedacinho de chocolate em sua cesta.
Mas , lembrou-se de um segredo que só Anjos conhecem. Se um Anjo retirar uma estrela do céu e colocá-la sob uma panela em casa dos homens , tudo que na panela se ferver terá o gosto e o aroma do mais fino chocolate.
Não perdeu tempo.Batendo vigorosamente suas asinhas , voltou ao céu e lá tomou em suas mãozinhas uma minúscula estrelinha.
Voltando célere, colocou-a sob a caçarola que jazia sobre o fogão apagado.Enquanto voava novamente para o céu, pode sentir o cheiro do chocolate que envolvia a choupana.
E foi por obra de um Anjinho aprendiz de amoroso coração que naquela noite de Natal , uma mulher pode acalentar seu menino com doce e quente chocolate.
Ao voltar para o céu já na barra do dia, os portões estavam fechando-se .Esgueirou-se nosso Anjinho deixando algumas penas de suas asinhas. Mas nada importava. Tinha ido à Terra .Estava feliz seu coraçãozinho.
Sentou-se na sacada celestial para apreciar o nascer do sol. Neste momento , seu coração apertou-se. No lugar de onde retirara a estrelinha , havia agora , um buraco. Uma feia ferida na harmonia cósmica. E o Anjinho chorou. Como explicar ?
Neste momento, a Mãe , a Eterna Senhora, tomou-o de novo nos braços protetores. Percebendo a causa da aflição do Anjinho, retirou uma das lindas estrelinhas que bordam seu etéreo manto e deu-a ao Anjinho , dizendo-lhe que a coloca-se no lugar de onde retirara a outra.
O Anjinho , feliz, enxugando as lágrimas,assim o fez.
Daquele Natal em diante , por todos os dias de nossa jornada sobre a Terra, a cada anoitecer, a primeira Estrela que nosso saudoso olhar contempla no firmamento é a estrela do manto da Senhora , que brilha para nos lembrar da compaixão, da coragem , do Amor de um Anjinho aprendiz.


Friday, December 16, 2005

ORAÇÃO DA SERENIDADE







Concedei-me Senhor, serenidade para aceitar as coisas que eu
não posso modificar, coragem para modificar as coisas que posso,
sabedoria para distinguir umas das outras.




BUDA Posted by Picasa

PENSAMENTO


“Na Índia. Há um ditado que diz que se a água estiver agitada, será impossível ver através dela. Por outro lado, se a água estiver calma, poderemos ver através dela. Da mesma forma, quando nossa mente e nossas emoções estão calmas, poderemos ver nossa verdadeira natureza, podemos alcançar a unidade com nossa alma superior. No budismo, isso é chamado de “Perceber sua própria natureza de Buda”.

Sunday, December 11, 2005


FLORES LINDAS Posted by Picasa

DITADO CHINES

Há um ditado chinês que diz:
"Se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um carregando um pão, e ao se encontrarem eles trocam os pães, cada homem vai embora com um...
Porém, se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um carregando uma idéia, e ao se encontrarem eles
trocam as idéias, cada homem vai embora com duas..."
Sempre que possível troque idéias. Elas esclarecem, acrescentam, ajudam, evoluem... ainda que você não precise, servirão para o outro".
( Autor desconhecido
)


SOL INTERIOR Posted by Picasa

SOL INTERIOR





Adquire-se sabedoria quando em silêncio se contempla, atentamente, o Sol Interior e plenamente se conscientiza que toda a verdade, compreensão, beleza e realidade, podem ser encontradas na Chama do próprio coração.
Enquanto escutamos a voz do silêncio com humildade e em silenciosa reverência, sem imagens mentais e sem obsessão emocional, somos abençoados regiamente com a sabedoria.
Quanto mais sábio for o homem, mais se aquietará a sua língua, mais pacífico será o seu mundo emocional e tanto menos pensará com o cérebro!
Se realmente estais cientes e aceitais que o Sol Interior - o Cristo - é a única realidade em vós, sabeis que nada de mal vos poderá atingir. Este é o Caminho da Sabedoria. É chegada a hora da escuta e completa entrega a Deus.

Thursday, December 08, 2005


HISTORIA DE NATAL Posted by Picasa

UMA HISTORIA DE NATAL






Conta uma antiga lenda que três cedros nasceram numa linda floresta do Líbano. Como os cedros levam muito tempo para crescer, estas árvores passaram séculos observando a vida, a morte, a natureza e os homens. Nesse período, presenciaram a chegada de uma expedição de Israel, enviada por Salomão; mais tarde, viram a terra coberta de sangue durante as batalhas com os assírios. Conheceram Jezabel e o profeta Elias - inimigos mortais. Assistiram a invenção do alfabeto; se deslumbraram com as caravanas que passavam, cheias de tecidos coloridos... E, em um belo dia, decidiram conversar sobre o futuro. - Depois de tudo o que tenho visto, disse a primeira árvore, quero ser transformada no trono do rei mais poderoso da terra. - Eu gostaria de ser parte de algo que transformasse para sempre o Mal em Bem, comentou a Segunda. - Por meu lado, eu queria que toda as vezes que olhassem para mim, pensassem em Deus, respondeu a terceira. Algum tempo se passou e apareceram os lenhadores. Os cedros foram derrubados e um navio os carregou para longe. Cada uma daquelas árvores tinha um desejo, mas nem sempre a realidade leva em conta os sonhos. O primeiro cedro, foi usado na construção de um abrigo para animais, e suas sobras serviam para apoiar feno. O segundo, virou uma mesa muito simples. O terceiro, não encontrou compradores, foi cortado e armazenado em uma cidade grande. Apesar de felizes, as árvores lamentavam seu destino: "nossa madeira era boa e ninguém encontrou algo de belo para usá-la". Tempos mais tarde, numa noite cheia de estrelas, um casal que não conseguia encontrar refúgio resolveu passar a noite no estábulo, construído com a madeira do primeiro cedro. A mulher, em trabalho de parto, deu a luz ali mesmo, colocando seu filho entre o feno e a madeira que o apoiava. Naquele momento a primeira árvore entendeu que seu sonho tinha sido cumprido: ali estava o maior de todos os reis da Terra. Anos mais tarde, numa casa modesta, vários homens sentaram-se em torno da mesa feita com a madeira do segundo cedro. Um deles, antes que todos começassem a comer, disse algumas palavras sobre o pão e o vinho que tinha diante de si. Nesse instante, a segunda árvore entendeu que ela sustentava não apenas um cálice e um pedaço de pão, mas a aliança entre o homem e a Divindade. No dia seguinte, retiraram dois pedaços do terceiro cedro e fizeram uma cruz, que ficou jogada em um canto. Horas depois um homem ferido, a carregou nos ombros até um monte, onde foi cravado em seu lenho. Horrorizado, o terceiro cedro lamentou a herança bárbara que a vida lhe deixara. Porém, antes que três dias decorressem, a terceira árvore entendeu seu destino: o homem que ali estivera pregado, era agora a Luz que tudo iluminava. A cruz feita com sua madeira tinha deixado de ser um símbolo de tortura, para transformar-se em sinal de vitória. Como sempre acontece com os sonhos, os três cedros do Líbano tinham cumprido o destino que desejavam, mas não da maneira que imaginavam. (autor desconhecido) .

Wednesday, December 07, 2005


NATAL Posted by Picasa









---




Natal é crescer



Nascer é acordar a cada dia, sabendo que nisso está o milagre. Nascer é perceber a vida sempre de um modo diferente. Nascer é Revelar. Revelar é reviver. Nascer é saber esperar sem ódio. É entender de rega, poda, criança e passarinho. Nascer é ter os olhos bem abertos e mesmo assim prosseguir. É saber a hora do afago e da reprimenda. É descobrir primeiro em si e só depois nos outros. Nascer é abrir o coração e a inteligência para receber o que foi de humana tessitura feito: no escárnio ou no aplauso. Na cara virada ou no sorriso natural. No ódio ou no amor. Nascer é meditar. Ir fundo nas regiões do próprio silêncio e sombra, sem medo. É saber-se menor, reduzido, torpe, invejoso, cabotino. Mas é canalizar seu impulso negativo para a criação e a colheita. É ser capaz de amar-se exatamente a partir do próprio conflito. Nascer é não ter idade para a Revelação. É dizer erro, faço, aceito, minto, busco, possuo, vou, quero, hei, para um dia, entre suspiro de alívio e redenção, dizer sou, creio. Nascer é continuar. Cada vez que a justiça se faz, algo nasceu. Nascer é nascer, ora, e aqui estou na busca (busco) de frases e palavras sobre o nascer que é o Natal, símbolo de um Espírito que veio para salvar na forma de Homem. E aqui está este pobre cronista a se espremer na véspera do Natal para tentar, sem conseguir, dizer algo diferente, original e seu, não tem palavras nem originalidade para expressar o simples e o Eterno. É que o Eterno não é verbal. O cronista não sabe se fala do Natal injusto com os que sofrem ou do Natal da fraternidade. Acentuando o que o faz perplexo ele apenas pode constatar (e já é tanto!) a Dimensão maior, a Totalidade, a Unidade. O Eterno. Cuja busca faz nascer, eis o Natal. Eis o Cristo. Sempre novo porque Permanente.


FERNANDO PESSOA Posted by Picasa

ONDE VOCÊ VÊ



Onde você vê um obstáculo, alguém vê o término da viagem e o outro vê uma chance de crescer.
Onde você vê um motivo pra se irritar, alguém vê a tragédia total e o outro vê uma prova para sua paciência.
Onde você vê a morte, alguém vê o fim e o outro vê o começo de uma nova etapa..
Onde você vê a fortuna, alguém vê a riqueza material e o outro pode encontrar por trás de tudo, a dor e a miséria total.
Onde você vê a teimosia, alguém vê a ignorância, e um outro compreende as limitações do companheiro, percebendo que cada qual caminha em seu próprio passo.
E que é inútil querer apressar o passo do outro, a não ser que ele deseje isso.
Cada qual vê o que quer, pode ou consegue enxergar.
Porque eu sou do tamanho do que vejo.
E não do tamanho da minha altura.

(Fernando Pessoa)


SENTIMENTO Posted by Picasa

SENTIMENTO





Você já reparou o quanto as pessoas falam dos outros?
Falam de tudo. Da moral, do comportamento, dos sentimentos, das reações, dos medos, das imperfeições, dos erros, das criancices, ranzinzices, chatices, mesmices, grandezas, feitos, espantos. Sobretudo falam do comportamento.
E falam porque supõem saber.
Mas não sabem.
Porque jamais foram capazes de sentir como o outro sente.
Se sentissem não falariam.
Só pode falar da dor de perder um filho, um pai que já perdeu, ou a mãe já ferida por tal amputação de vida. Dou esse exemplo extremo porque ele ilustra melhor. As pessoas falam da reação das outras e do comportamento delas quase sempre sem jamais terem sentido o que elas sentiram.
Mas sentir o que o outro sente não significa sentir por ele.
Isso é masoquismo.
Significa perceber o que ele sente e ser suficientemente forte para ajudá-lo exatamente pela capacidade de não se contaminar com o que o machucou.
Se nos deixarmos contaminar pelo sentimento que o outro está sentindo, como teremos forças para ajudá-lo?
Só quem já foi capaz de sentir os muitos sentimentos do mundo é capaz de saber algo sobre as outras pessoas e aceitá-las, com tolerância. Sentir os muitos sentimentos do mundo não é ser uma caixa de sofrimentos. Isso é ser infeliz.
Sentir os muitos sentimentos do mundo é abrir-se a qualquer forma de sentimento. É analisá-los interiormente, deixar todos os sentimentos de que somos dotados fluir sem barreiras, sem medos, os maus, os bons, os pérfidos, os sórdidos, os baixos, os elevados, os mais puros, os melhores, os santos.
Só quem deixou fluir sem barreiras, medos e defesas todos os próprios sentimentos, pode sabê-los, de senti-los no próximo.
Espere florescer a árvore do próprio sentimento.
Vivendo, aceitando as podas da realidade e se possível fecundando.
A verdade é que só sabemos o que já sentimos.
Podemos intuir, perceber, atinar; podemos até, conhecer. Mas saber jamais. Só se sabe aquilo que já se sentiu.
"








Tuesday, December 06, 2005

DESAFIOS


Os desafios da alma não são fáceis, mas o crescimento que advém da aceitação desses desafios é sempre compensador.Não aceite viver uma vida medíocre só porque é mais fácil.O mundo, felizmente, será sempre cheio de desconhecidos: de alturas que nunca foram alcançadas; lugares que nunca foram vistos; idéias que nunca foram pensadas; criações que nunca foram criadas.Não é preciso que sejam imensas alturas, nem fantásticas idéias, nem estupendas criações... Basta que seja um pouco mais que seu limite de agora.Não caia na tentação de aceitar limites confortáveis, onde procurará simplesmente viver do jeito que der e até quando puder.Se você se esforçar em ampliar os seus limites, um pouco de cada vez, porém sempre mais, sempre expandindo, descobrirá a verdadeira finalidade da vida.E o prazer de vencer o maior dos desafios: superar a si mesmo.Descubra o seu caminho, pois ninguém mais pode descobri-lo por você... E siga-o, pois só você pode trilhá-lo.Respeite seus sonhos e idéias e nunca desista deles, pois eles são a única coisa concreta num mundo de sombras em eterna mutação.


verso zen Posted by Picasa

VERSO ZEN



Quando curiosamente te perguntarem, buscando saber o que é Aquilo,
Não deves afirmar ou negar nada.
Pois o que quer que seja afirmado não é a verdade,
E o que quer que seja negado não é verdadeiro.
Como alguém poderá dizer com certeza o que Aquilo possa ser
Enquanto por si mesmo não tiver compreendido plenamente o que É?
E, após tê-lo compreendido, que palavra deve ser enviada de uma Região
Onde a carruagem da palavra não encontra uma trilha por onde possa seguir?
Portanto, aos seus questionamentos oferece-lhes apenas o silêncio,
Silêncio – e um dedo apontando o Caminho.


PENSAMENTO BUDISTA Posted by Picasa

Sunday, December 04, 2005

PENSAMENTO BUDISTA


"Se um imprudente me ofender, em troca ofereço-lhe o meu voluntário amor.
O mal está do seu lado,
O bem está do meu
. "

 
<BGSOUND SRC="music.mid" LOOP="INFINITE">